Estamos vivendo um dos tempos mais difíceis na história da humanidade. Saimos da fase mais grave de uma pandemia que tornou ainda mais agudo e profundo, o conjunto de injustiças e desigualdades existentes.
Por toda parte do mundo, nas periferias, fome, guerras, racismo, injustiças e outros males, continuam assolando grande parte da população mundial.
Vemos então, a maioria das pessoas preocupadas em gastarem com presentes, roupas, festas e outras coisas mais, do mundo consumista, enquanto, esquecem por completo que a maioria das pessoas pelo mundo afora, não tem condições sequer para comer.
Muitos invocam a "caridade" e o "espírito natalino", para dar algumas esmolas, propagar o papai noel e a ceia de natal, no entanto, nenhum questionamento ou ação concreta para acabar com as injustiças e desigualdades, nenhuma reflexão sobre a origem da fome e da miséria
A caridade é uma virtude, que não está resumida ao ato de dar esmolas, até porque quando damos esmolas, é exatamente o que não nos faz falta, em essência nos livramos do que não precisamos.
Para muitos milhões de pessoas e famílias, em todas as partes do mundo, não teve natal, não teve presentes, nada de ceia farta. Continuarão marginalizados, excluídos, invisibilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário